17 de maio de 2012

Projeto Meio Ambiente

 
PROJETO NATUREZA

I – JUSTIFICATIVA:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para
o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM,
Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005. Contando com esta “alegria de viver” que se faz  constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo. A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

II – OBJETIVOS GERAIS:

◦Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.

◦Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que
diz respeito à natureza e sua preservação.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
•Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento
cooperativo;

•Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;

•Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;

•Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e
da formulação de hipóteses;

•Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações
diretas de contato;

IV - CONTEÚDOS:
1. CONCEITUAIS:

•Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;

•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza
•Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;

•Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;

•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;

•Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais

2. PROCEDIMENTAIS:

•Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
•Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;

•Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;

•Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

•Visitar uma estação de captação e tratamento de água.

•Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.

•Criar uma horta suspensa;

•Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. ATITUDINAIS

•Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.

•Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.

•Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.

•Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

•Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.

•Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um
delicioso chá.

VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO

ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:

Linguagem oral e escrita

•Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;

•Produção coletiva de pequenos textos;

•Escrita espontânea;

•Atividades com alfabeto móvel;

•Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
•Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual

•Desenho livre e de observação;

•Recorte e colagem;

•Dobraduras;

•Modelagem com areia e argila;

•Técnicas de pintura;

•Mini maquetes;

•Jogo da memória;

Linguagem Musical
•Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;

•Ginástica historiada ;

•Coleção Calendário

Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático

•Seqüência de idéias;

•Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)

•Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade

•Observação do ciclo da água;

•Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;

•Experiência do pé de feijão e do alpiste;

•Terrário e formigueiro portátil;
•Horta suspensa;

•Vídeos que abordam o tema.
•Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;

VII - AVALIAÇÃO

Constante durante todo o período de realização do projeto.
•Observação dos alunos durante todas as experiências;

•Interesse e participação na confecção de todas as atividades;

•Através de relato oral ou escrito;

•Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e

o resultado das produções;

•Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor
e cuidado com a Natureza.


VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO

O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.

REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.

MACHADO, M. M. – O  Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.

KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.


Esse projeto recebi da Prof. Angélica e retirado do Cantinho Alternativo

16 de maio de 2012

De mãos dadas por uma Educação melhor

 
Avaliação por desempenho, planejamento estratégico, balanço mensal e gestão participativa. Esses são termos que romperam as fronteiras dos departamentos de recursos humanos das empresas para fazer parte do cotidiano de muitos colégios públicos que hoje colhem os frutos de parcerias bem-sucedidas firmadas com o terceiro setor e a iniciativa privada. No entanto, por trás de uma bom pacto, sempre está um diretor que sabe o que quer para sua escola, consegue ter em mãos todos os dados de desempenho e os índices escolares organizados e, mais do que isso, conduz negociações sem colocar em xeque a autonomia da instituição no desenvolvimento de seus projetos pedagógicos.

Os especialistas em gestão escolar advertem: não dá mais para fechar os olhos para tais possibilidades - que passam longe daquele tipo de oferta de patrocínio de festa junina em troca da divulgação do nome da empresa. Hoje há muitas parcerias com resultados concretos, como a melhoria do desempenho nas avaliações nacionais, a redução da evasão e o aumento nos índices de aprovação.

Sentir os impactos da parceria ainda como professora. "Por meio de projetos, discutimos o que era preciso melhorar e passamos a receber capacitação em Língua Portuguesa e Matemática. Após iniciarem a formação, os professores passaram a dar ênfase à melhoria do desempenho de cada aluno, o que incluiu a oferta de programas de reforço e o contato assíduo com os pais. Além disso, o acordo também possibilitou melhorias no espaço físico.
As parcerias sempre são muito bom para as escolas não têm nenhum compromisso - a não ser o de melhorar o desempenho nas avaliações nacionais. "Acreditamos no conceito de formação em serviço. Todo o conteúdo que trabalhamos é alinhado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)".
Não damos receita de bolo, mas auxiliamos a fazer os diagnósticos e a pensar como transmitir as habilidades. Sempre garantindo a autonomia da equipe pedagógica.

15 de maio de 2012

Educação e esporte a combinação perfeita.

 
Sabemos que a prática de esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança. O esporte, infelizmente, não é utilizado pelas instituições educacionais na proporção que deveria. Através da prática esportiva promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do indivíduo. Quando falo em esporte não estou me referindo à Educação Física e sim a uma opção esportiva. O esporte é uma ramificação da Educação Física, porém deve existir independente dela. O professor de Educação Física deve sim proporcionar o conhecimento de cada esporte para que o indivíduo possa optar, com competência, qual esporte gostaria de praticar. A Educação Física faz parte do currículo escolar e é aplicada no período em que o indivíduo freqüenta as aulas. O esporte deve ser proporcionado pela escola em horário oposto às aulas para que o indivíduo possa freqüentar e se dedicar. O esporte tem a magia de integrar o indivíduo independente da classe social, raça ou religião. Desenvolve no indivíduo a capacidade de trabalhar em grupo, de cumprir horário, de saber ouvir, de conhecer o próprio limite, conhecer o próprio corpo, de admitir que precisa melhorar, respeitar as diferenças e tantos outros aspectos tão difíceis de serem conscientizados, além de evitar o sedentarismo tão comum nos dias de hoje onde o indivíduo passa horas sentado em frente a um computador ou a uma televisão seja assistindo ou jogando videogame. O esporte deve ser o maior aliado da educação. Juntos promovem o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania e assim formando pessoas de bem. Presenciamos no Pan-americano 2007 que nossos atletas embora estejam nos proporcionando tanta alegria pelo desempenho que estão tendo, não tiveram o mínimo de incentivo nem das escolas, nem do governo. Em cada entrevista com nossos atletas vencedores ficamos sabendo que o esforço foi próprio e de algum “anjo bom” que o auxiliou e o incentivou muitas vezes até comprando um par de tênis para que ele parasse de treinar descalço.


14 de maio de 2012

Dengue

foto do mosquito da dengue 


Introdução
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos da doença e sintomas   

A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
 
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
 
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.  
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.  
Prevenção e Combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
 Algumas dicas de ações:  
 - Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
 - Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
 - Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
 - Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
 - Manter as calhas limpas e desentupidas
 - Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença. 
Tratamento:   
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Curiosidades:
- Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
- A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos. 
 
Fontes:  
- http://www.prdu.rei.unicamp.br  -Unicamp
- http://portal.sespa.pa.gov.br - Portal de Saúde Pública do Pará

13 de maio de 2012

Mãe

Mãe

Mãe

Dia das mães

Este dia é um dia especial...
Hoje, 12 de maio, comemora-se o dia das mães em todo o Brasil.
Venho através deste blog desejar um mega abraço para todas as mães do mundo, em especial a minha que amo muito.

 

Amo muito!!!!!!!!!!!!!!