23 de maio de 2012

Uma boa educação não é apenas responsabilidade do professor, e sim de toda sociedade de uma forma geral.

 


ART. “1º a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil nas manifestações culturais” (L.D. B Título I Educação).

A partir deste artigo retirado da L.D.B percebemos que a educação não é somente responsabilidade do professor, a família tem papel fundamental e muitas delas estão deixando a desejar e jogando toda a responsabilidade na escola. Além de tudo ainda existem pessoas que nos dizem; antigamente os professores tinham mais responsabilidades, as crianças saiam da escola aprendendo a ler e escrever.

A sociedade tem que fazer uma análise entre a vida social, econômica e familiar de antes com o atual.

Antes as famílias eram aparentemente bem estruturadas, as mães eram donas de casas tinham como obrigação educar seus filhos impor regras, respeito para com os próximos... e os pais saiam para trabalhar, pois eram responsáveis pelo sustento da casa, atualmente nos deparamos com uma realidade totalmente inversa nós mulheres lutamos para termos direito iguais aos homens principalmente nas profissões e nos salários, deixamos a muito tempo de sermos dona de casa para competir por igual no mercado de trabalho, e sabe quem fica com nossos filhos? Pode ser a secretária do lar, vizinhos, vovós, tias e àquelas que não tem com quem deixar?

Recebemos nas escolas, crianças doentes, carente de afetividade, agressivas, devemos trabalhar de forma diferenciada para atender a necessidade de cada uma delas.

Fico indignada quando participo de cursos, semana pedagógica, que são ministradas por pessoas que ocupam cargo na secretaria de educação, que em sua fala coloca que a educação e responsabilidade somente do professor, se o aluno não consegue ler e escrever de forma alfabética até o fim do ano a culpa é toda do professor, não tem uma visão ampla que na escola não se aprende apenas ler e escrever, mas sim disciplina, regras de uma boa convivência, as amizades, afetos, paixões atitudes que os ajudam diariamente a resolver suas dificuldades dentro e fora da escola.

Nós professores devemos ter, consciência das nossas atitudes, para um ótimo desenvolvimento em nosso trabalho durante o ano, e assim evitaremos as doenças que são adquiridas por pensarmos e acreditarmos que somos culpados pela baixa qualidade da educação no Brasil.

Rosilene Pinheiro de Oliveira

Nenhum comentário: