6 de abril de 2012

A ressurreição de Jesus.

Jesus é preso em uma quinta-feira à noite (provavelmente 6 de abril).
É julgado, flagelado e crucificado na sexta-feira.
Sua morte acontece no final da tarde de sexta-feira, um pouco antes de se iniciar o sábado judaico.. Neste finalzinho de dia Ele é enterrado às pressas.
Sábado: Ele permanece enterrado.
No Domingo, assim que clareia o dia (9 de abril) ocorre a ressurreição. Aproximadamente 37 horas haviam se passado desde o momento da morte.
Durante todas estas horas o túmulo de Jesus esteve vigiado, dia e noite, por soldados. Quando houve o fenômeno da ressurreição os soldados saíram correndo apavorados. O que teria acontecido neste momento? Porque os soldados, homens treinados, fugiram com medo?
Os Evangelhos relatam que algumas mulheres fiéis foram ao Seu túmulo no alvorecer do domingo. Chegando lá encontraram-no aberto e sem vigias. Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado. Logo depois o próprio Mestre aparece à Maria Madalena. Depois apareceu a muito mais gente.
Enquanto vivo, Jesus ressuscitou Lázaro. Lázaro voltou à vida em seu corpo físico normal. Voltou à sua vida normal, como pessoa normal. Estudiosos acreditam que o que aconteceu com Lázaro teve o intuito de preparar os discípulos para o que iria acontecer com Jesus. Pois o que aconteceu com o Mestre foi muito mais profundo e difícil de entender. Jesus voltou à vida, mas não no mesmo corpo. (leia sobre o Corpo de Cristo).
Pela primeira vez, de forma clara, o ser humano podia ter certeza da vida da alma após a morte. A vida continua, de nada adianta o poder terreno. Pois a verdadeira vitória é aquela que acontece frente aos valores espirituais e eternos. A existência do plano espiritual nos dá confiança na vitória final do bem e da verdade.  

Nenhum comentário: