22 de março de 2012

Relato do Projeto Poesia na Escola

Tendo em vista que a poesia também faz parte da vida de todos nós, não podemos deixar de lado os nossos alunos, o qual buscou resgatar os valores da  harmonia, do amor e da cultura e fazer sentido num mundo. Com o projeto “Poesia na escola”, conseguiu atingir todas as expectativas da escola, as inquietudes que iam surgindo, as dificuldades em realizar iam tornando cada vez mais prazerosas nossas aulas.
O Projeto Poesia na Escola trabalhou a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de idéias, produções, reescrita e reestruturação de textos, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
Trabalhar com um diferencial é muito bom, pois aproveitamos as poesias para fazer uso do que mais está sendo utilizado hoje: As tecnologias, elas nos deram suporte para deixar o trabalho mais rico, além de tornar nossas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
O projeto teve como objetivo oportunizar aproximação com a tecnologia existente na escola e a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia e despertando-lhe o prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.
A sua metodologia foi a emoção que flui em cada ser humano de forma diferente e aproximando essa emoção da linguagem poética, procuraremos fazer com que o aluno se integre e interaja efetivamente com o ambiente escolar.
As atividades desenvolvidas no projeto visam relacionar e conhecer poemas diversos, sensibilizar os alunos para uma observação mais apurada dos elementos com as quais as palavras se entrelaçam em uma poesia, oportunizar o acesso à linguagem poética e expressar suas emoções criando seus próprios poemas. Também dará condições ao educando, através da oralidade, leitura e escrita, ampliar sua capacidade comunicativa e sua inserção no espaço em que vive, tornando-o um aluno mais motivado, mais participativo e mais questionador, ampliando suas possibilidades de aprendizagem.
Por fim, a avaliação do projeto foi na capacidade de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento à poesia escolhida.
Um projeto muito bom, onde teve a participação de todos que fazem a escola.

Nenhum comentário: