11 de setembro de 2011

Conceituando um hipertexto com nossas palavras



Hipertextos são documentos que contêm informações para serem lidas e compreendidas. Assim, a eficiência do hipertexto depende sempre de uma delicada tensão entre criatividade, surpresa, ordem e interesse do leitor.

Experiência de navegar livremente



A velocidade e a competência que demonstram ao navegar na internet nos assustam e nos causam interesse, curiosidade e admiração. Essa realidade é a que vivemos no nosso dia-a-dia, isso faz com que tenhamos mais interesse e envolvimento nos nossos interesses pessoais e certamente pedagógicos.
Por muitos séculos a escola esteve com as portas das salas de aula fechadas, sendo o professor o detentor absoluto do conhecimento.
Hoje, certamente precisamos nos atualizar, pois os nossos alunos são tão eficientes nas novas tecnologias que precisamos ir à busca desses novos horizontes.
A experiência de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e ir à busca de nossas dificuldades, isso nos deixa envolvido totalmente nas atividades que está sendo feita, se quer ver o tempo passar, enfim esquecemos-nos de tudo e mergulhamos neste imenso mundo de informações e conhecimentos.
Quando se fala em navegar em hipertextos, isso implica numa nova competência para encontrar e selecionar informações, digamos que é algo que exige mais compreensão, mudanças e certamente novas aprendizagens, aqui estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento.
De certa forma, gostei muito de navegar no hipertexto sobre hipertexto! Aprendemos a teoria utilizando a prática, isso facilita o trabalho na aprendizagem.
 Observei que o hipertexto é dinâmico, veloz, acessível, interativo e acima de tudo acessível na rede, que nos permite navegar por vários caminhos de novas e diversas aprendizagens.
Difícil de navegar não foi, digo que extremamente interessante e diferente, precisa-se de interesse para ir em busca e descobrir seu universo.
Quanto a me perder na navegação, jamais, só encontrei recursos que vão além de meus interesses, um novo mundo de conhecimentos.
Finalizo minhas palavras colocando que a cada dia aprendemos mais e mais, principalmente neste mundo repleto de tantas tecnologias, o que só vêm aprimorando nossos recursos pedagógicos.