7 de junho de 2011

Atividade 6

 Trabalho em grupo, apresentando: Tecnologia.  Trabalho proinfo 1 slides
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6 de junho de 2011

Atividade 5

Elabore um texto relatando suas impressões do curso, das aprendizagens ocorridas e das dificuldades encontradas, pode usar imagens para ilustrar seu texto.

O curso do PROINFO, sem dúvida alguma facilitou e muito para a formação em informática do professor. Estou a cada dia conhecendo e aprendendo a manusear o sistema LINUX, que até então não conhecia. É uma pena não possuir o sistema em minha casa, para poder por em prática o que aprendo no curso, mais certamente me fez pesquisar e ir em busca deste sistema e poder também ter em meu lar.
Quantos as aulas sobre internet e as demais que veio sendo ministradas até os dias atuais, foram bem elaboradas e nos proporcionou uma aprendizagem significativa, ajudando e tirando toda e qualquer dúvida.
Tenho aprendido coisas novas como, criar blogs, ativar o slideshare e outros, eles nos mostra o quanto é grande a dimensão da web.
Enfim, avalio o curso como positivo e proveitoso, tendo despertado o meu interesse no geral e facilitado em minha vida profissional.

Eliene Tavares

Atividade 4

O tema da mensagem é como aproveitar a internet nas atividades pessoais e escolares?
Aproveite para se apresentar, cumprimentar e contar suas expectativas em relação ao curso.



A internet certamente facilita a vida de muita gente, no que diz respeito ao pessoal e ao profissional.
Portanto podemos aproveitar a internet para ler, tirar dúvidas, pesquisas, planejamentos, diversas atividades escolares e outras. Sem contar que podemos utilizá-las para a comunicação em qualquer parte do mundo e ainda a praticidade de pagamentos, até mesmos bancários.
Quantos as expectativas em relação ao curso sem dúvida alguma, facilitou na intermediação à internet e até mesmo no computador, era notável no início o medo de alguns profissionais em manusear este instrumento tão necessário em nossas vidas. Hoje percebe-se que esse medo já não mais existe e há uma interação maior em todos que fazem o PROINFO.

Atividade 3

  • Visitar o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/ e discutir no grupo o tema que mais chamou atenção.


  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

     Ensino a Distância é um medito de ensino não presencial, ou seja, é uma forma de aprendizagem que se dá sem presença do professor e sem local especifico para fins educativos. Dessa maneira, segundo Moran   
( 2003, P. 39 – 50 ). “Hoje temos questões pedagógicas novas que os avanços das tecnologias de comunicação nos colocam na educação on-line e sobre as quais ainda precisamos de avaliação mais cuidadosa.”
    O potencial que as novas tecnologias de comunicação e informação proporcionam ao ser humano e a sociedade como o todo, tem a ver com a rapidez de processamento da informação e o maior volume da mesma, com fácil acesso, disposição, intercâmbio e transformação da informação.
     Os surgimentos das novas tecnologias, como a computações, multimídias e as redes de altas velocidades, tem surgido novas possibilidades de desenvolvimentos tecnológicos. Sua aplicação nos processos de ensino- aprendizado como um apoio eficiente no manejo desta informação, determinam estratégias de instruções diferentes das tradicionais salas de aula com presença direta.
     As tecnologias multimídia junto com o uso das redes telemáticas são considerada como as novas revoluções da informática no processo de ensino – aprender, isso se deve a sua facilidade para utilizar as telecomunicações e a televisão criando ambiente que se integram aos distintos meios de comunicação empregadas pelo homem para transmitir uma mensagem, tais como, textos, gráficos, imagens, sons e vídeos. Segundo Soares ( 2000. P. 5 )” Um campo de implementação de políticos de comunicação educativas, tendo como objetivos o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativas mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação.”
O uso e a aplicação das novas tecnologias nos diversos campos das atividades humanas e sociais exigem reconhecer os impactos e transformações que ocasionam, assim com, ver a forma em que estas novas tecnologias serão aproveitados para fornecer um aprendizado contínuo, um aprendizado a distância com baixo controle de quem aprende, a fim de resolver problemas que as limitações econômicas e de recursos educativos ocasionam, principalmente em sociedade menos desenvolvida.
     A Educação à Distância evoluiu através de diversas gerações ( Moore e Kearsley, 1996 ). A partir da segunda metade do século XIX, a correspondência ou o estudo em casa transformaram–se em uma forma legitima de instrução, devido ao desenvolvimento de serviços postais baratos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudos e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crédito para terminar atribuições especificas com sucesso. O modelo de correspondência transformou-se na primeira geração de Ensino à Distância.
     No Brasil a Educação à Distância foi oficializada em 1996 pela lei de Diretrizes e bases da Educação nacional- LDB ( Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996 ), pelo decreto n°2494, de 10 fevereiro de 1998. (publicado no diário – oficial da união de  11-02-1998), decreto n° 2561 de 27 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial da união de 28/04/1998) e pela portaria ministerial n° 301, de 07 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial de união de 09/04/1998). Seus precursores, os antigos cursos por correspondência e, mais recentemente, os telecursos, ganharam vida nova com o advento da internet. Aliada ao mais moderno recursos técnicos de comunicação, como CD-ROMs, teleconferências e videoconferências interativas, DVDs, dentre outros, a rede mundial de computadores veio promover uma verdadeira revolução, não apenas tecnológicas, mas também  social e pedagógica da Educação. 
     Nesta última década, a Educação á Distância vem fazendo progressos significantes no Brasil. Em 1997, o Brasil tinha apenas um curso de licenciatura aprovado pelo MEC, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso. Somente em 1998 o MEC apresentou o primeiro arcabouço de legislação para certificação de cursos em Educação à Distância. Desta data em diante começaram a surgir solicitações de aprovação e certificação de cursos de graduação.
Componentes:
Eliene Tavares Dias
Maria de Fátima da Silva
Maria José Silva Almeida
Terezinha Maria de Araújo Dantas
Josenilda de Medeiros Guimarães

Atividade 2


  • Criar uma tabela, com nome e notas de seus alunos, como um boletim .
  • Qual a importância de você saber criar tabelas, e formatar textos. De que forma esses conhecimentos podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais?

 
Nota bimestral

Alunos
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA/
GEOGRAFIA
1
Paulo
7,0
8,8
8,9
8,5
2
Luíz
8,0
7,8
7,5
8,9
3
Maria
9,0
9,5
9,8
9,7
4
Anna
9,0
9,5
9,7
9,8

A tabela acima é fictícia e é um dos exemplos de como esse conhecimento pode ajudar o professor no controle de notas dos seus alunos. Criando uma tabela o professor dispõe de uma ferramenta que o ajudará bastante na hora de transcrever as notas para esse diário.
Portanto a importância de saber criar tabelas e formatar textos reside no fato de que esses conhecimentos possibilita uma melhor organização nos dados que se queira guardar ou expor, pois permite uma melhor visualização do conteúdo que se pretenda organizar.