6 de junho de 2011

Atividade 3

  • Visitar o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/ e discutir no grupo o tema que mais chamou atenção.


  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

     Ensino a Distância é um medito de ensino não presencial, ou seja, é uma forma de aprendizagem que se dá sem presença do professor e sem local especifico para fins educativos. Dessa maneira, segundo Moran   
( 2003, P. 39 – 50 ). “Hoje temos questões pedagógicas novas que os avanços das tecnologias de comunicação nos colocam na educação on-line e sobre as quais ainda precisamos de avaliação mais cuidadosa.”
    O potencial que as novas tecnologias de comunicação e informação proporcionam ao ser humano e a sociedade como o todo, tem a ver com a rapidez de processamento da informação e o maior volume da mesma, com fácil acesso, disposição, intercâmbio e transformação da informação.
     Os surgimentos das novas tecnologias, como a computações, multimídias e as redes de altas velocidades, tem surgido novas possibilidades de desenvolvimentos tecnológicos. Sua aplicação nos processos de ensino- aprendizado como um apoio eficiente no manejo desta informação, determinam estratégias de instruções diferentes das tradicionais salas de aula com presença direta.
     As tecnologias multimídia junto com o uso das redes telemáticas são considerada como as novas revoluções da informática no processo de ensino – aprender, isso se deve a sua facilidade para utilizar as telecomunicações e a televisão criando ambiente que se integram aos distintos meios de comunicação empregadas pelo homem para transmitir uma mensagem, tais como, textos, gráficos, imagens, sons e vídeos. Segundo Soares ( 2000. P. 5 )” Um campo de implementação de políticos de comunicação educativas, tendo como objetivos o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativas mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação.”
O uso e a aplicação das novas tecnologias nos diversos campos das atividades humanas e sociais exigem reconhecer os impactos e transformações que ocasionam, assim com, ver a forma em que estas novas tecnologias serão aproveitados para fornecer um aprendizado contínuo, um aprendizado a distância com baixo controle de quem aprende, a fim de resolver problemas que as limitações econômicas e de recursos educativos ocasionam, principalmente em sociedade menos desenvolvida.
     A Educação à Distância evoluiu através de diversas gerações ( Moore e Kearsley, 1996 ). A partir da segunda metade do século XIX, a correspondência ou o estudo em casa transformaram–se em uma forma legitima de instrução, devido ao desenvolvimento de serviços postais baratos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudos e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crédito para terminar atribuições especificas com sucesso. O modelo de correspondência transformou-se na primeira geração de Ensino à Distância.
     No Brasil a Educação à Distância foi oficializada em 1996 pela lei de Diretrizes e bases da Educação nacional- LDB ( Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996 ), pelo decreto n°2494, de 10 fevereiro de 1998. (publicado no diário – oficial da união de  11-02-1998), decreto n° 2561 de 27 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial da união de 28/04/1998) e pela portaria ministerial n° 301, de 07 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial de união de 09/04/1998). Seus precursores, os antigos cursos por correspondência e, mais recentemente, os telecursos, ganharam vida nova com o advento da internet. Aliada ao mais moderno recursos técnicos de comunicação, como CD-ROMs, teleconferências e videoconferências interativas, DVDs, dentre outros, a rede mundial de computadores veio promover uma verdadeira revolução, não apenas tecnológicas, mas também  social e pedagógica da Educação. 
     Nesta última década, a Educação á Distância vem fazendo progressos significantes no Brasil. Em 1997, o Brasil tinha apenas um curso de licenciatura aprovado pelo MEC, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso. Somente em 1998 o MEC apresentou o primeiro arcabouço de legislação para certificação de cursos em Educação à Distância. Desta data em diante começaram a surgir solicitações de aprovação e certificação de cursos de graduação.
Componentes:
Eliene Tavares Dias
Maria de Fátima da Silva
Maria José Silva Almeida
Terezinha Maria de Araújo Dantas
Josenilda de Medeiros Guimarães

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